Home
Quem Somos Contato O Anel
-

quinta-feira, abril 23, 2009

Flatulência Bovina




Hoje me pergunto o porque não sou vegetariano, mas deveria. A escolha de uma alimentação saudável, sem carne, envolve várias questões. Nutricional, física, orgânica, ética, ambiental, econômica e espiritual. Quanto mais eu penso e reflito sobre cada um desses assuntos, mais eu penso na possibilidade de ser vegetariano. Conversando a tempos atrás com o Yuri soube que um determinado pedaço de terra produz mais proteína se você usar para a agricultura e não para a pecuária. Alem de trazer um melhor resultado econômico. Fui pesquisar e via que se fala nisso desde os anos 60. Só pra se ter uma idéia, a produção de um único quilo de carne bovina demanda o gasto de 15 quilos de grãos e 30 quilos de forragem(fonte terra.com.br). E mais, uma área plantada aumenta a quantidade de fotossíntese realizada, o que é muito melhor para o equilíbrio de gás carbônico na atmosfera.

Recentes estudos científicos trouxeram à tona uma discussão inusitada: não consumir carne ajuda a controlar o aquecimento global. Gostei, mais uma razão para eu deixar de comer carne. Sempre se falou, mas em tom de brincadeira, que o "pum da vaca", puro gás metano, seria o principal responsável pelo efeito estufa. Agora está provado. O estudo feito pelos cientistas da Agência de Impacto Ambiental da Holanda diz que a flatulência bovina é responsável por uma parcela significativa do buraco da camada de ozônio. É tanto boi, tanta vaca soltando pum campo afora que o planeta não agüenta.
O estudo sugere que a prática de uma dieta politicamente correta, iria diminuir o rebanho e ajudar a salvar o planeta. Falam de uma redução de 10% da emissão de gases, o que daria uma economia de 20 trilhões de dólares no custo do combate às mudanças climáticas, nos próximos anos.
Todos nós temos uma preocupação com o destino da Terra, mas temos a tendência de jogar a culpa nos outros, quando a natureza se manifesta de maneira catastrófica. A verdade é que cada um de nós pode contribuir um pouco, no seu dia-a-dia. São pequenas atitudes como separar o lixo ou não jogar fio dental na privada que, somadas, vão fazer a diferença.
Se você estava querendo ajudar o planeta e não sabia como, já tem aí uma boa idéia, uma mudança nos seus hábitos alimentares. Alem de contribuir com o meio ambiente, ainda podemos entrar em forma e até perder a barriguinha.
E, talvez o melhor dos argumentos, a Terra vai ficar mais cheirosa.

2 comentários:

Yuri Steinhoff disse...

Cara, a pecuária é sim uma das maiores vilãs do cenário atual mundial, não só pela emissão dos gases e qtde de grãos utilizados, mas tb pela qtde enorme de água (em torno de 15.000 lts para 1kl de carne!!!). Temos tb a questão de que nos pastos, o solo fica morto, pois o solo, de tanto ser pisoteado, vai se compactando e ficando sem oxigênio, matando toda a vegetação que ali havia e o solo fica improdutivo. O solo ficando assim, não produz nenhuma vegetação e consequentemente não há mais nitrogênio sendo tb produzido nesta vegetação (que é essencial para a alimentação dos vegetais, plantas). Isso falando resumidamente e superficialmente.
Quem diria sobre as injeções dadas no gado (anabolizantes!)! Quem tem coragem de comer fígado bovino? Pense bem: toda essa química é processada onde no corpo do bichinho?? Fica onde??? A carne bovina é muito cancerígera ainda por cima... Além de que, no abate, o boi libera uma qtde muito elevada de adrenalina, que consumimos SIM e influencia no nosso sistema nervoso...
Seria melhor comprar carne ORGÂNICA, certificada e tudo mais, pois são carnes provenientes de criações que respeitam as relações naturais da terra, as relações Homem Natureza, as relações de trabalho, e não há química! Muito mais saudáveis, lembrando que o consumo de carne é extremamente importante para o nosso organismo, possuindo algumas propriedades insubstituíveis! Carne não é só proteína, pow!

Comamos carne vermelha SIM, com moderação e sempre ORGÂNICA!!!!!

PAX E SHALOM

Anônimo disse...

[url=http://tonoviergates.net/][img]http://sopriventontes.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]adobe software reseller, [url=http://sopriventontes.net/]i buy software online[/url]
[url=http://tonoviergates.net/]discount computer software[/url] line software store microsoft office 2007 enterprise sv
on software purchases [url=http://sopriventontes.net/]oem software com[/url] windows xp home edition
[url=http://sopriventontes.net/]discount software online[/url] filemaker pro 9 advanced upgrade
[url=http://sopriventontes.net/]academic discounted software[/url] software sales canada
in order software [url=http://sopriventontes.net/]buy macromedia fireworks[/url][/b]