Home
Quem Somos Contato O Anel
-

quinta-feira, outubro 30, 2008

Não Mexa com a Vanguarda !


Queridos amigos, parece que pirei um pouco, com minha birra anti-vanguardista. Perdão se assim foi, não era essa a intenção. Mas vejam bem meu ponto de vista, e compreendam que foi causado por um rápido momento de irritação com coisas que acontecem na música e nas artes em geral.

Essa foto aí em cima, por exemplo: não sou fotógrafo, não sei nada sobre fotografia, mas uma foto dessas pode ser chamada de vanguardista, se houver um mínimo de boa-vontade do espectador. Posso botar um título qualquer da minha cabeça _ "a casa assasinada", "solidão", "o fim do mundo", "foco", "nas montanhas", "Maria", "o céu que nos protege" _ vocês escolhem, para cada título desses eu arrumo uma boa explicação. Se eu tiver amigos formadores de opinião, faço uma exposição em 3 tempos com essa série toda, digo que sou fotógrafo de vanguarda e todo o mundo acredita. E no entanto, foi apenas a câmera digital que deu defeito, quando eu quis fotografar um quadro de MONET la no MASP.

Tenho uma amiga da UNESP, ótima artista plástica, que foi convencida por um professor a abandonar tudo o que sabia para seguir o glorioso caminho da vanguarda. Sabia pintar, pintava bem, mas agora só faz instalações. Hoje renega e se envergonha de sua obra anterior, porque não é 'muderna'. Aliás, quando recebo convites para algum vernissage ou exposições atualmente, me divirto muitíssimo com os textos explicativos. É arte que precisa de mapa, bússola e glossário.

Com música também acontece isso a toda hora. Conheço músicos que não são músicos, são 'performáticos'; compositores sem obra; cantores que não sabem cantar, instrumentistas que não sabem tocar, adoradores que não sabem adorar, tudo vanguarda.

Por isso salve, salve! todos os Picassos e Hermetos, que fizeram vanguarda sabendo exatamente o que estavam fazendo.

Qualquer dúvida, perguntem a São Google pelo verbete 'vanguarda' e vejam só o que aparece.




OBS: Ahh fui na exposição que contece no MASP aqui em SP "A arte do mito" tive contato com obras que só podiamos ver no "Louvre" em Paris, eu vi Picassos, Monet, Dega e tantos ...estavam todos lá, e Valeu a pena !

Para saber mais clique: http://masp.uol.com.br/exposicoes/2007/aartedomito/

Nenhum comentário: