Home
Quem Somos Contato O Anel
-

terça-feira, fevereiro 19, 2008

A mulher e o Negro !


Já dizia Yoko Ono, lá atrás nos anos 70: woman is the nigger of the world. O que é feminina? Ou Machista ? eu disse, e passei a minha vida toda tentando explicar/entender o que nos faz homem mulher tão diferentes, o que nos oprime, o que nos falta, o que nos sobra. Seria tão simples procurar apenas pelos aspectos subjetivos de ser homem... A encrenca é muito maior se olharmos para a África, para o mundo muçulmano, e reconhecermos na opressão da mulher de cada dia.


Com o desafio de não cair na tentação do discurso vitimizado da minoria _ e que raio de minoria é essa, que é metade da humanidade?


O mundo discute se os Estados Unidos terão um presidente negro ou uma presidente mulher. Eu cá mantenho meu ponto de vista: estou certo de que quando todos os problemas do planeta forem resolvidos e não existirem mais diferenças raciais, sociais ou religiosas, ainda assim, em algum lugar de Soweto ou da Mangueira, da Avenue Foch ou de Ipanema, ou na João Ramalho alguma mulher estará sendo oprimida de algum modo, pois é garantido que a última questão não-resolvida será sempre a questão de gênero.


(e olha que eu simpatizo `a beça com Barack Obama _ portanto, esta não é uma declaração de apoio nem desapoio a Hillary Clinton, nesta eleição onde, por justiça, o planeta inteiro deveria ter direito a voto. É só a constatação de um fato: ser premiada na loteria da vida com o gênero feminino não é moleza não!!!!)


É pior ser mulher do que ser negro? pergunta a jornalista americana, em face da dúvida dos eleitores na escolha do(a) candidato(a) do partido Democrata. Se ela tiver lido o livro 'Infiel', de Aayan Hirsi Ali, saberá com certeza: ser mulher é zilhões de vezes mais complicado "imagino".Não vou explicar nada. Leiam o livro, é urgente. Depois de ler um livro desses, não dá pra não ser feminista ou machista. Nem aqueles que, como eu, achavam que não precisavam mais do rótulo.

Nenhum comentário: